As palavras do Apóstolo Paulo

"Do mesmo modo, quero que as mulheres se apresentem em trajes honestos, decentes e modestos...Que a mulher ouça a instrução em silêncio e em espírito de submissão. Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem; convém que permaneça em silêncio, pois Adão foi formado primeiro e depois Eva." (1ª carta a Timóteo:2:9,15)

A CONDIÇÃO DO SER FEMININO NA POESIA

Kommentare

  1. OK! Mas o homem não era contemporâneo de Cristo? Então o que é que se está à espera: que já defendesse a igualdade???

    A razão que dá é que é curiosa: como o Adão nasceu antes, a Eva tem de lhe obedecer?! Quer dizer antiguidade é um posto que dá direito ao exercício do poder... :)

    Saudações!

    AntwortenLöschen
  2. Subscrevo as palavras da leitora Teté.
    Porquê a mulher a submeter-se.
    Deus criou dois seres, que deveriam amar-se e respeitar-se seja em que época e em que ocasião
    fôr.
    Ninguém é mais que ninguém somos todos iguais.
    HOMEM E MULHER COMPLETAM-SE
    Beijo
    Isabel

    AntwortenLöschen
  3. Olá Teresa

    Não resisto e vim aqui dizer das minhas:
    Pois, o pior é que S. João Evangelista era o amigo de Jesus e ele dá o testemunho directo da ressurreição de Cristo, dizendo que a primeira testemunha foi Maria Madalena, uma mulher que também era discípula de Cristo. As mulheres que O seguiram foram depois silenciadas e S. Paulo foi muito bem aproveitado pelo poder da Igreja católica. Agora há grupos da Igreja em que as mulheres voltaram a ter direito à palavra e "pregam", mas ainda as mantêm afastadas da Liturgia da palavra nas missas. Isso ainda é do domínio do homem.

    Achei graça à antiguidade, é realmente uma justificação anedótica, mas o certo é que durante séculos as mulheres foram afastadas do direito à Palavra divina. É um atestado de menoridade intelectual que não é aceitável. Eu não o aceito e por isso, sendo católica, recuso-me a ir à missa, não me submeto a ser mera ouvinte de sermões vindas de um homem.

    E por hoje é tudo, vou fazer umas rabanadas.

    Beijinhos com canela,
    Isabel

    AntwortenLöschen
  4. Na minha modesta opinião entendo que as palavras e os escritos legados devem ser contextualizados.
    Lembremo-nos das orgias criadas para deleite dos Imperadores romanos e seus acólitos. Não nos esqueçamos, também, da atitude que o próprio filho de Deus teve, publicamente, em defesa da mulher, evitando o apedrejamento de Maria Madalena e enaltecendo o papel da mulher na sociedade, na figura de Sua Mãe.
    Hoje, ao sentar-me na Igreja de S. Domingos,na baixa lisboeta, onde costumo permanecer alguns instantes a ouvir a música de fundo, sobretudo cânticos gregorianos, sou sobressaltado pelos toques mais aberrantes dos telemóveis, dos flashes das máquinas fotográficas e distraio-me na "meditação" ao ver passar, continuamente, belas mulheres com trajes provocantes.
    Beijinho com calor, amiga Teresa. E é bom reflectir sobre estes temas.
    António

    AntwortenLöschen
  5. artista maldito.

    Esse também é um ponto que condeno na Igreja católica, mas as mulheres podem dar "sermão", se forem ministras da palavra, como também podem dar comunhão se forem ministras extraordinárias da comunhão (ou assim)...

    Mas o que ele diz não pode ser levado como certo, é um reflexo da mentalidade da época...

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon