Prémio Richelieu Senghor 2008 entregue a vice-reitora da Universidade de Coimbra

No Público
O prémio Richelieu Senghor 2008 foi hoje pela primeira vez entregue, em Paris, a um português, a Professora Cristina Robalo Cordeiro, vice-reitora da Universidade de Coimbra.
O galardão distingue aqueles cuja acção contribuiu de forma excepcional para o desenvolvimento da língua francesa e da francofonia.
"Receber este prémio representa uma honra muito grande, naturalmente. Representa também uma satisfação muito grande pelo trabalho que fui desenvolvendo em prol da língua e da cultura francesa", disse à agência Lusa Cristina Robalo Cordeiro.
Anne Magnant, presidente do Circulo Richelieu Senghor de Paris, atribuiu o prémio, hoje entregue pelo presidente do júri, o embaixador francês Bernard Dorin, no Palácio do Luxemburgo, em Paris.
"Cristina Robalo Cordeiro é uma verdadeira humanista. Ela consagrou uma grande parte dos seus trabalhos à literatura portuguesa e francesa, e mais amplamente às literaturas lusitanas e francófonas," considerou a organização, em comunicado.
Comentando a posição da língua portuguesa no panorama mundial, a vice-reitora opinou que o português é cada vez mais visto como um idioma internacional, cabendo, contudo, aos políticos impô-lo.
"Cabe-lhes a eles, fundamentalmente, imporem de certa maneira a língua portuguesa", salientou a galardoada.
"Para já, falarem português em situações internacionais é fundamental. É fundamental que o português seja ouvido na Comissão Europeia e em todos os organismos oficiais", salientou.
Para Cristina Robalo Cordeiro, a reestruturação que o Instituto Camões está neste momento a sofrer, pode contribuir para uma nova imagem do português no mundo.
O Instituto Camões "é um agente fundamental da divulgação e do aprofundamento do conhecimento da língua portuguesa. Essa transformação, que está neste momento a ocorrer, pode, talvez, ajudar para uma nova política e uma nova visão do português no mundo", salientou a vice-reitora da Universidade de Coimbra.

Kommentare