Nobel da Economia atribuído a Paul Krugman



No Público
O Nobel da Economia foi atribuído ao norte-americano Paul Krugman, 55 anos, pelo seu trabalho sobre os padrões do comércio e a localização das actividades económicas, anunciou hoje o Comité Nobel.
Crítico da Administração Bush e professor da Universidade de Princeton, Paul Krugman elaborou uma nova teoria que integra pesquisas díspares sobre o comércio internacional e a geografia económica, indicou hoje a academia.
No ano passado, o prémio foi atribuído igualmente a três norte-americanos. Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson desenvolveram trabalhos sobre os mecanismos de trocas destinados a melhorar o funcionamento dos mercados.
Os efeitos do comércio livre, a globalização e o que está por detrás das urbanizações em todo o mundo têm sido a base do trabalho de Paul Krugman.
A teoria de Krugman é baseada na premissa de que muitos bens e serviços podem ser produzidos a preços mais baratos em grandes quantidades, um conceito conhecido por economias de escala. Mas é preciso ter em conta que os consumidores exigem uma grande variedade de produtos. A partir daqui se deduz que as pequenas produções, destinadas a um mercado local, têm tendência para serem substituídas por grandes produções para o mercado global, onde a competição é forte.
A nova teoria de Krugman clarifica porque é que o comércio internacional é dominado por países não apenas com as mesmas condições, mas que também exportam produtos idênticos.
As economias de escala combinadas com a redução dos custos de transportes ajudam igualmente a explicar a concentração da população mundial nas cidades e por que é que actividades económicas parecidas se encontram nos mesmos locais.
Os baixos custos dos transportes podem incentivar as concentrações metropolitanas e dão corpo a produções cada vez maiores, a salários mais elevados e a uma maior diversificação de produtos ao dispor dos consumidores. Por sua vez, este fenómeno atrai mais migração para as cidades.
Krugman provou que no culminar deste processo as regiões passam a ter áreas urbanizadas centrais com alta tecnologia e outras áreas menos desenvolvidas na periferia.


Paul Krugman

Kommentare

  1. Claro que há portugueses a quem o conteúdo deste blog não interessa, como existem muitos outros blogs cujo conteúdo também a mim não me interessa: motos, crochet, vidas privadas de personalidades públicas, etc. é mesmo assim, na blogosfera há espaço para todos! Já agora, também há portugueses a quem nada do que seja importante lhe interessa, infelizmente!...

    AntwortenLöschen
  2. Durante algum tempo, ainda pensei que o Paul que receberia o Nobel da Economia seria eu, pelos meus esforços de poupança. Mas depois, comprei um portátil MacBook Pro, da Apple, que me custou os olhinhos da cara e o Nobel também...
    Que se lixe, já tinha fama de snob, o Mac só veio ajudar a confirmá-la.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!