O escritor e jornalista português Dinis Machado, autor entre outras obras de "O Que Diz Molero", morreu hoje, em Lisboa, aos 78 anos de idade


O escritor e jornalista português Dinis Machado, autor entre outras obras de "O Que Diz Molero", morreu hoje, em Lisboa, aos 78 anos de idade.
Segundo a editora Assírio & Alvim, o corpo do escritor ficará ainda hoje em câmara ardente na Igreja da Encarnação ao Chiado, em Lisboa.
Nascido a 21 de Março de 1930, em Lisboa, Dinis Machado foi jornalista desportivo, crítico de cinema e editor da revista de banda desenhada Tintin.
O seu maior êxito como escritor foi o livro "O Que Diz Molero", reeditado em 2007, três décadas depois depois da sua edição original, por ocasião do 77º aniversário do escritor. A sua adaptação ao teatro, pela mão de José Pedro Gomes e António Feio, foi igualmente um sucesso.
Sob o pseudónimo Dennis McShade, Dinis Machado escreveu também entre 1967 e 1968 os romances policiais "Mão direita do Diabo", "Requiem para D. Quixote" e "Mulher e Arma com Guitarra Espanhola" que estão agora a ser reeditados pela Assírio & Alvim.
Nas décadas seguintes escreveu "Discurso de Alfredo Marceneiro a Gabriel Garcia Marques" (1984), "Reduto Quase Final" (1989) e "Gráfico de Vendas com Orquídea" (1999), livros que considerou, no entanto, esquecidos pelo público e ignorados pela crítica.

No Público

O que diz Molero

Kommentare

  1. Perdemos mais um grande escritor, menos o conhecido, talvez, mas com uma escrita fabulosa. Já li "O Que Diz Molero", há muito tempo e qualquer dia volto a relê-lo.

    Beijinhos,


    Graça Mello

    AntwortenLöschen
  2. á mello, não não perdemos... as suas obras são eternas.

    Tenho visto desde á muito tempo o seu (teus?) blog, e posso dizer que é lindo e interessante. :)

    Beijos dos Açores

    Grifo

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen