José Cardoso Pires 2 de Outubro de 1925 - 26 de Outubro de 1998



O editor Nelson de Matos abre a caixa que o escritor José Cardoso Pires lhe deu com o manuscrito de Alexandra Alpha e outras coisas relacionadas com este romance.

José Cardoso Pires nasceu em São João do Peso, Vila de Rei a 2 de Outubro de 1925, onde viveu até ir para Lisboa, com os seus pais. Passou grande parte da sua infância e adolescência na capital, onde frequentou o Liceu Camões e foi aluno de Rómulo de Carvalho. Mais tarde ingressou no curso de Matemáticas Superiores na Faculdade de Ciências de Lisboa, que não chegou a concluir.

A sua experiência da vida boémia, da rua e da noite, resultou num conhecimento que transpõe para alguns dos seus textos (p. exemplo "Alexandra Alpha"). Foi oficial da Marinha Mercante (embora por pouco tempo), e realizou esporadicamente trabalhos como jornalista e redactor de publicidade até se dedicar definitivamente à escrita. Foi colaborador de várias publicações entre as quais a revista "Almanaque", "Diário de Lisboa", "Gazeta Musical e de Todas as Artes" e revista "Afinidades".

Foi sepultado em 1998 no Cemitério dos Prazeres em Lisboa.

Kommentare

  1. Um escritor a ler, embora, controverso para alguns.
    Na casa dos meus pais a biblioteca é vasta e lá encontramos muitos livros dele.
    Beijos, anda tudo muito parado, por estas bandas da blogosfera, o que se passará?
    Contra mim também falo,às vezes penso se valerá a pena continuar!!!

    AntwortenLöschen
  2. anotado. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!