Colóquio Internacional assinala 100 anos de Simone de Beauvoir

Sartre e de Beauvoir junto ao monumento de Balzac

O centenário da escritora e filósofa Simone de Beauvoir vai ser assinalado com um colóquio internacional que decorre segunda e terça-feira, na Universidade Católica, em Lisboa, subordinado ao tema “Olhares sobre a Mulher e o Feminino”.

“Cem anos depois de Simone de Beauvoir ter nascido e quase 60 anos depois do lançamento de 'O Segundo Sexo' (a sua obra mais marcante, publicada em 1949) muitas questões levantadas por ela em relação ao papel da mulher ainda não estão resolvidas”, disse a professora universitária Isabel Capeloa Gil, uma das organizadoras do colóquio, que define Simone de Beauvoir como “uma das grandes filósofas da modernidade”.

O colóquio, que propõe uma reflexão em torno de Beauvoir como filósofa e escritora, reúne participantes da Universidade Católica, das Universidades de Lisboa, de Coimbra, do Minho, Fernando Pessoa e Aberta, da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e das Universidades de Paris e de Nancy.

Simone de Beauvoir nasceu a 9 de Janeiro de 1908 e morreu a 14 de Abril de 1986, em Paris. Filósofa e escritora, abordou ao longo da sua obra o papel da mulher na sociedade.

No Público

Kommentare

  1. Um belo evento.
    Cadinho RoCo

    AntwortenLöschen
  2. Era apenas 1 ano mais nova do que a minha avó. Gosto muito dos livros dela.

    AntwortenLöschen
  3. eu li pelo menos uma obra dessa autora e gostei muito. não usamos no brasil a palavra colóquio. imagino que seja o que usamos aqui: palestra, seminário. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!