A "Belle de Jour" faz hoje 65 anos!

Catherine Deneuve, nome artístico de Catherine Fabienne Dorléac, nasceu em Paris a 22de outubro de 1943. É uma importante actriz francesa, considerada um modelo de elegância e beleza galesa e uma das mais respeitadas actrizes do cinema francês e mundial. Filha do actor de teatro e cinema Maurice Dorleác e irmã da também atriz Françoise Dorléac, Deneuve estreou no cinema aos 13 anos, em 1956, e durante a adolescência trabalhou em diversos pequenos filmes com o diretor Roger Vadim até chegar ao estrelato mundial em 1964, em Os Guarda Chuvas do Amor, do director Jacques Demy.
Nos anos 60, Deneuve fez a reputação de símbolo sexual frio e inacessível através de filmes em que interpretava donzelas lindas e frígidas como "A Bela da Tarde" de Luis Buñuel e "Repulsa ao Sexo" de Roman Polanski.



A Bela da Tarde (Belle de Jour) 1967

A história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem rica e infeliz que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar.

Direção: Luis Buñuel
Elenco Catherine Deneuve, Jean Sorel, Michel Piccoli, Geniviève Page, Pierre Clémenti, Françoise Fabian, Macha Méril, Muni, Maria Latour, Francisco Rabal

Kommentare

  1. O que esta Teresa sabe.
    Por acaso sempre gostei muito dos filmes com a C.Deneuve, mas não sei porquê não são dos mais apreciados pelo grande público,(os franceses) coisas da língua, penso eu, e muita habituação ao inglês nos filmes.
    Curiosamente os meus pais na adolescência levaram-nos sempre a ver filmes franceses e habituei-me.
    Lembro-me particularmente de um, que nunca mais me esqueci, porque na altura gostei muito, chamava-se:
    "O ELOGIO DA PREGUIÇA"
    Amei esse filme.
    E PARABÉNS A BELLE DE JOUR!
    Bjs

    AntwortenLöschen
  2. Não vi este filme, que na época ainda não tinha idade. E depois, porque não sou grande apreciadora de cinema francês, que, de um modo geral, me parece ter um ritmo um pouco parado.

    Lembro-me de ter visto um filme com ela que gostei bastante, salvo erro com o Yves Montand, mas em comédia. Vi vários também com a Annie Girardot. E o "Três Homens e um Berço".

    Mas no cinema francês destaco "Les Uns et Les Autres", que até já comprei em DVD para rever, que é um daqueles filmes da minha vida. E também a "Guerra do Fogo", que também considerei espectacular.

    A actriz, é realmente uma "Grande Dama"...

    Beijoca!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!