Ensaio sobre a cegueira



"Ensaio sobre a Cegueira", o filme de Fernando Meirelles baseado no romance de José Saramago tem a sua estreia prevista nas salas de cinema portuguesas para 13 de Novembro. Com interpretação de Julianne Moore, Mark Ruffalo e Gael García Bernal, o filme do realizador brasileiro Fernando Meirelles teve antestreia mundial em Maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes.

O filme conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" — assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa — manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.

Em Maio, o escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, assistiu a uma projecção especial do filme e afirmou ter gostado muito do que viu.

Kommentare

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!