Comentário do Geocrusoe sobre a funcao dos avós nos tempos modernos

"Recentemente ouvi avós, perto de cinquentões que os conheci ainda solteiros, (eu era ainda criança) dizerem que não estavam para aturar netos, pois já tinham criado filhos e era a vez destes tratarem dos seus, agora era a sua altura de se divertirem... nunca mais recuperei do choque e não eram meus familiares, ao ver que, fruto do alienamento da vida moderna, a falta de solidariedade de mais velhos (que tanto criticam de não existir nas gerações jovens) se estava alastrar nesta ilha, por isso considero ternurento o texto e o elogio prende-se com o facto dos avós sempre terem tempo para eles, uma declaração implícita de amor.
Posso dizer que quem me chocou sempre teve a ajuda da avó dos seus netos e mãe dela própria."

Gostava de saber a opiniao dos meus leitores sobre este tema. Nao precisam de ser os avós a responderem. Por exemplo, o que pensa uma mae, quando os avós se recusam a tomar conta da crianca por algumas horas, porque estao demasiado ocupados com a própria vida deles?!

Kommentare

  1. Olá Teresinha voltei, tenho andado deveras ocupada, e fui também até ao Alentejo, tinha coisas a tratar e ao mesmo tempo fui dar uma relaxada.
    Quanto ao assunto avós, embora não o seja,acho que deve ser maravilhoso, e quando tiver netos , acho que serei daquelas avós completamente malucas pelas pequenas crianças, só posso ser e não fosse eu mãe galinha com todas as letras.
    ACHO QUE OS AVÓS NÃO SE PODEM OMITIR DO SEU PAPEL DE AVÓS.
    São peças fundamentais na sua educação.
    Beijinhos

    PS. QUANDO PODER PASSE PELO MEU BLOGUE

    AntwortenLöschen
  2. Ainda um dia escrevo um post sobre isto, porque tenho uma enorme expreriência sobre o assunto: não sou avó, sou mãe de 2 gémeos que têm agora 17 anos, mas quando nasceram quem tomou conta deles foi a minha mãe, que tinha na altura 60 anos, porque eu não pude, por motivos profissionais. Fê-lo de livre e espontânea vontade e acabou por ficar a tomar conta deles até aos 3 anos, poupando-me a mim e a eles a ida para um infantário. Foi uma educadora maravilhosa, soube sempre unir a firmeza e o carinho de uma forma única e nunca me arrependi da opção que fiz. Os meus filhos têm com ela e o meu pai uma relação extraordinária, muito diferente da que a maioria dos jovens tem com as pessoas de mais idade... Se é fruto do que contei, não sei. Mas os meus pais adoram a sua função de avós, sacrificaram-se imenso pelos netos, chegaram a tê-los em cada vários dias seguidos, passaram noites em branco, assistiram-nos em doenças quando já não era suposto fazê-lo e nunca os vi com uma má vontade, muito pelo contrario. Ainda hoje os meus filhos dormem lá em casa uma noite por semana para "matar" saudades, e essa noite é religiosamente respeitada e acarinhada por ambos os lados. A única coisa que oiço dizer aos meus pais com algum desgosto é que não puderam ter o tradicional papel dos avós que "estragam" os netos, porque tiveram também que os educar, o que fizeram extraordinariamente bem! Sinceramente, tenho imensa pena dos avós que não estão para "perder" tempo com os seus netos, porque eles também naõ o vão perder com eles...

    AntwortenLöschen
  3. gostei imenso do testemunho de 1/4 de fada, adoro a solidariedade intergeracional e ela contou uma linda experiência deste tipo de solidariedade.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!