Poema para o século XXI

Uma parte de mim pertence à França
e sou de Roma e Grécia e de Veneza
haverá sempre em mim um outro céu
Um Ulisses que busca e não se cansa.
Onde começa o mar começo eu
começa a viagem e a festa da tristeza.
Um eco na Abadia: eis a Inglaterra.
Não sei se Lorelei me traz a Alemanha
nem se Natasha a Rússia da paixão.
Não sei se tenho o mundo por herança
Só sei que Portugal é a minha terra
e a minha pátria é onde a alma alcança
e todas as nações minha nação.

Manuel Alegre

Kommentare

  1. Uma parte de mim pertence à poesia e este SENHOR tem alguma culpa. Leio-o há muitos anos e com muito gosto.

    Beijinhos

    Bem hajas por teres vindo ao meu encontro.

    AntwortenLöschen
  2. Minha muito Querida Teresa, então recebes-me com o Manuel Alegre? Que bom? E eu que já o ouvi, mesmo ao pé de mim, a dizer, com aquele seu vozeirão tão profundo e significativo, este poema, imagina por ti o bem que me soube lê-lo.
    Estou ansiosa por saber a nota da Mariana, agora que já me disseste a do Diogo. É claro, minha Querida, que as coisas não são como era,. Não porque antigamente era melhor ou pior. O caso é que agora há muita gente pouco séria, pouco sabedora, pouco capaz, e julga que o exame que elabora é para ele ou ela ou eles ou elas mostrarem o que sabem! Mas o que sabem não é propriamente o programa, parece-me, pois perguntaram coisas que eram complicadas, ambíguas, enviesadas e isto é só assim porque hoje estou numa de boa pessoa. Não sei se sabes mas durante muitos, muitos anos fui também directora pedagógica de uma editora escolar. E tu não fazes uma pequena ideia dos originais que recusei porque eram espelhos da "sabedoria" dos autores, sem nada de verdadeiramente original, cativante, motivador, novo sem ser extemporâneo. Desculpa o que vou dizer (e espero não desmerecer na opinião de ninguém que nos leia) mas o comentário qie me apetecia escrever a acompanhar a recusa era este: "Não queremos, porque o que o/a senhor/a esteve foi uma masturbação da sua sabedoria". Palavra de honra! Bem, tenho que pedir perdão a Deus, porque isto não é conversa que se tenha, mas, caramba, esta desonestidade faz-me sair do sério!
    Pronto, cheguei, o meu convite mantém-se, e só vou estar fora, em Inglaterra, entre 18 e 23 de Julho. Beijinhos da Avó Pirueta

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen